segunda-feira, 28 de março de 2011

A Mulher Cananéia


Ao retirar-se para uma área tida como impura, pelos Judeus, o Senhor mostra que Ele é livre e que porta uma mensagem igualmente livre, que Deus não faz distinções e que o dom de Deus está acessível a todos. Para os israelitas, os cananeus eram os piores pagãos, gente muito afastada de Deus. Uma mulher deste povo vai ao encontro de Jesus clamando por socorro por causa de sua filha. Ela, a mulher, não se dirige a Jesus como a um estranho. Chama-o de "Senhor, Filho de Davi". "Filho de Davi" era um título atribuído ao Salvador esperado pelo povo de Israel.
Quando lemos a sua história e olhamos para nós mesmas, sentimos vontade de ser como ela ... uma mulher humilde e cheia de fé.
Mais uma vez Jesus quebra as regras estabelecidas pelas tradições e vai conversar com uma mulher, com o agravante de ela ser cananéia.
Esta mulher pertencente a um povo do qual se dizia nada querer saber de Deus, pede ajuda a Jesus. Ela clama na esperança de ser atendida. Em seu clamor ela coloca toda a sua impotência, incapacidade e desespero diante do mal que aflige a filha. Ele fica calado. Comporta-se como se nada tivesse escutado. Ele ouve, mas não responde. Sabe do sofrimento, mas não age. O silêncio de Jesus põe à prova e depura a fé da mulher.
A mulher não desiste. Ela se aproxima de Jesus e o adora. Lança-se aos seus pés num ato de humildade. Continua clamando: "Senhor, cura a minha filha, pois ela anda atormentada com um demônio! Tem misericórdia dela, Senhor!"
Ela não desanima; é persistente.
E Jesus lhe respondeu assim: "Deixa primeiro saciar os filhos; porque não convém to
mar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos" (Marcos 7:27).

Com um espírito de mansidão e humildade no coração, ela responde ao Senhor com palavras sábias e doces ... "Sim, Senhor; mas também os cachorrinhos comem, debaixo da mesa, as migalhas dos filhos" (Marcos 7:28).
Que resposta sábia! Que fé!
Senhor Jesus foi, então, tocado pelo amor de uma mãe desesperada, pela sabedoria de uma mulher virtuosa e pela fé de uma mulher segundo o coração de Deus.
É este tipo de mulher virtuosa, humilde e cheia de fé que eu e você deveríamos almejar ser, um dia.
Deus te abençoe!
Com carinho,
MM


A humildade,a mansidão, nos faz cada vez mais proximos de Deus,
sejamos sempre assim em tudo até na maneira de nos vestirmos.

Um comentário:

  1. a resposta de Jesus aos que se humilham e tocam o seu coração, surpreende e revela poder milagroso. amei o estudo.

    ResponderExcluir