CANONIZAÇÃO:
Realizada no dia 18 de maio de 2003 na Praça São Pedro em Roma na Itália.
O milagre brasileiro que possibilitou a canonização de Madre Virgínia aconteceu no estado de Minas Gerais, na cidade de Uberaba no mês de Março de 1988.
A senhora Almerentina Elias Borges, casada e mãe de nove filhos, nasceu na cidade de Sacramento MG, Brasil, em 1911. Membro de uma família profundamente religiosa , tem um irmão sacerdote e uma irmã religiosa na congregação das Filhas de Nossa Senhora do Monte Calvário.
No mês de Março de 1988 , morando em Uberaba/MG, teve uma hemorragia persistente seguida de fortíssimas dores. Submetida a exame médico por especialistas da área, foi constatado um tumor no cólon do útero. Os sucessivos exames Histológicos demonstraram sintomas de carcinoma ( Vários nódulos) em estágios bastante avançados. O diagnóstico previa que o paciente sobreviveria, no máximo, dois meses. Internada, não pôde ser operada, devido à sua idade avançada, porém, foi prescrito a cobaltoterapia que foi efetuada de 28 de março a 20 de abril.
Nesse meio tempo, sua irmã religiosa foi visitá-la e lhe deu uma pequena medalha da Beata Virgínia pedindo-lhe que rezasse; fez o mesmo pedido a duas de suas sobrinhas e a uma cunhada. Inesperadamente, a senhora Almerentina começou a sentir-se bem. O médico responsável pela paciente no hospital constatou que o tumor havia desaparecido antes da conclusão do tratamento. No mesmo instante, suspendeu a quimioterapia precedentemente prescrita e ainda não iniciada, dando alta para a paciente.
Em 1999, após o último controle médico, pôde-se afirmar que a cura foi inesperada, rápida, completa e duradoura. no Mês de agosto de 2000, a Cúria Diocesana de Uberlândia - MG Brasil, abriu um processo diocesano para pesquisar sobre a cura miraculosa da senhora Almerentina e iniciou recolhendo as provas, que depois foram enviadas para Roma.
Examinada toda a documentação, a junta médica do Dicastero competente reuniu-se aos 17 de janeiro de 2002, expressando o seu parecer favorável e unânime considerando autêntico o milagre da cura da Senhora Almerentina, atribuído à intercessão da Virgínia. Igualmente favorável e unânime foi o parecer dos consultores-teólogos reunidos aos 13 de setembro de 2002, e o parecer da assembléia dos Cardeais e Bispos reunidos aos 15 de outubro do mesmo ano.
Aos 20 de dezembro de 2002, na presença do Santo Padre João Paulo II, foi promulgado o "Decreto Super Miraculum".
Muitos outros milagres foram atribuídos à Virginia Centurione Bracelli.
Hoje, com 92 anos de idade, a Senhora Almerentina aguarda ansiosamente a cerimônia de canonização. Devido à idade avançada, quem vai à Roma representar a família na cerimônia é Irmã Maria Anselma Borges.
SANTA VIRGINIA, ROGAI POR NÓS!
Nenhum comentário:
Postar um comentário