domingo, 11 de janeiro de 2015

AS MULHERES NO EVANGELHO DE LUCAS








No Evangelho segundo Lucas percebe-se que as mulheres têm participação mais acentuada, embora a cultura do mundo greco-romano valorizasse na mulher a sua submissão. Uma leitura atenta deste evangelho faz perceber que os textos sobre as mulheres estão marcados por certa “tensão”. Apresenta algumas características de grandeza humana, mas também fala de suas fraquezas: pecadoras, viúvas, estéreis e outras.  Ao que parece, Lucas quer reconstruir o papel da mulher na comunidade cristã, ao nível do discipulado!
Na Bíblia, o livro do Eclesiástico revela com detalhes a marginalização da mulher no mundo grego. Esse livro foi escrito na língua grega por homens de religião judaica, mas de cultura helênica. São várias expressões duras como estas: “Não te deixes prender pela beleza da mulher, não te apaixones por mulher” (Eclo 25,21), “foi pela mulher que começou o pecado, por sua culpa todos morremos” (Eclo 25,24).
 Jesus rompeu com este modo de pensar a respeito das mulheres. Restabeleceu a igualdade original criada por Deus. Homens e mulheres são igualmente filhos e filhas de Deus em Cristo Jesus. O discernimento quanto ao modo de viver é a prática da Palavra de Deus e nisto as mulheres foram testemunhas exemplares. Disse Jesus á mulher Cananéia: “Minha filha, tua fé te salvou; vai em paz” (Lc 8,48). Em Jesus são eliminadas as discriminações culturais e de gênero.
É verdade que Lucas é o evangelista que mais fala na mulher. Não se pode dizer que determinado evangelho é mais ou menos favorável às mulheres que outros, porque seria limitar a sua importância

Um texto bem significativo para mostrar o papel das mulheres na comunidade cristã é este: “Depois disso, Jesus andava por cidades e povoados, pregando e anunciando a Boa-Nova do Reino de Deus. Os doze o acompanhavam, assim como algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e doenças: Maria, chamada Madalena, da qual haviam saído sete demônios, Joana mulher de Cuza, procurador de Herodes, Suzana e várias outras, que o serviam com seus bens” (Lc 8,1-3).  No servir e cooperar, as mulheres inauguraram um discipulado criativo.

Na morte de Jesus elas observaram o túmulo e “voltaram e prepararam aromas e perfumes”. Depois de observarem o repouso prescrito e, “muito cedo, elas foram ao sepulcro, levando os aromas que tinham preparado” (Lc 24,1). Ao voltarem do túmulo, anunciaram tudo isso aos discípulos, mas eles recusaram o testemunho das mulheres. Um dos discípulos de Emaús se mostrava decepcionado por que: “faz três dias que todas essas coisas aconteceram. E verdade que algumas mulheres, que são dos nossos nos assustaram!”. As esperanças não se frustraram, as mulheres trazem a notícia que o Senhor está vivo e presente na nossa caminhada. Tudo isso aponta para a dimensão feminina como espaço de vida em plenitude e a proclamação de fé no Deus da vida!



SENHOR ABENÇOE TODAS AS MULHERES!




 FONTE http://www.saosebastiaobm.com/artigos%20amilcar/4.html











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